As Causas de dor no joelho

As Causas de dor no joelho

As Causas de dor no joelho

Sabe aquela dor no joelho que causa o maior desconforto? Ela pode surgir por diferentes motivos:

– É problema comum que pode se originar em qualquer uma das estruturas ósseas comprometendo a articulação (fêmur, tíbia, fíbula), a patela (rótula), os ligamentos, meniscos e cartilagem.

– Pode afetar pessoas de todas as idades e provocar alguma restrição física.
– Pode ter várias causas e se apresentar localizada ou difusa pela articulação.
Causas de dor:
Contusão: são os traumas diretos na articulação, por exemplo durante uma partida de futebol.
Entorses:
– Lesão de ligamentos: quando ocorre estiramento do ligamento, podendo romper o mesmo. São classificados em grau I ( estiramento sem lesão das fibras do ligamento); grau II ( quando ocorre lesão parcial das fibras do ligamento); grau III ( quando todas as fibras do ligamento se rompem)
– Lesão de cartilagem e menisco: conforme a direção da força de torção, podem ocorrer sobrecargas nos meniscos e cartilagem, levando as lesões geralmente por compressão.
Lesões dos músculos e tendões: são causados por hiperflexão ou hiperextensão súbita do joelho ou por esforços repetitivos. São classificadas em grau I ( estiramento sem lesão das fibras do músculo); grau II ( quando ocorre lesão parcial das fibras do músculo); grau III ( quando todas as fibras do músculo se rompem). As tendinites são freqüentes e geralmente relacionadas ao despreparo muscular, juntamente com a sobrecarga repetitiva.

Bursites: ocorrem devido a traumas diretos ou uso crônico. É a inflamação dessa estrutura que reveste a parte anterior da patela e os tendões da parte interna do joelho.
Como o joelho trabalha em uma forma conjunta entre suas estruturas, uma lesão localizada pode repercutir no joelho como um todo e ainda levar a lesões de outras estruturas articulares.

Principais sinais e sintomas:
Inchaço: para que o joelho inche, alguma alteração articular deve ocorrer, por isso, se seu joelho incha ou está inchado, procure um especialista. Todas as lesões intrarticulares podem causar inchaço.

Falseios: sensação de que o joelho sai do lugar. São relacionados com as lesões de ligamentos, meniscos ou quando a patela costuma sai do lugar.

Estalidos: sintoma muito freqüente no joelho. A articulação do joelho funciona parecido como uma dobradiça de uma porta, podendo estalar. Na grande maioria das vezes, o estalo não é problema, no entanto, se acompanhado de dor e inchaço, uma avaliação deve ser feita para um diagnóstico.

Bloqueios – travamento: algumas lesões de menisco, de ligamento cruzado anterior e de cartilagem põem causar o bloqueio da flexo – extensão do joelho.

Tratamento:
O Dr. Daniel Carvalho, especialista em Ortopedia do Esporte, esclarece que o tratamento depende da causa subjacente e na maioria dos casos resume-se ao tratamento conservador e que um exame físico completo irá estabelecer o diagnóstico de dor no joelho.
O prognóstico da dor no joelho é geralmente boa e vai depender do tipo de tratamento e evolução do quadro.

Está sentindo alguma dor no joelho?
Procure a Clínica Artro para um diagnóstico preciso.

Dr. Daniel Carvalho
Medicina do Esporte e Cirurgia do Joelho