Importância da Anestesia

Importância da Anestesia

Importância da Anestesia

Ainda é muito comum ouvir  de alguns pacientes que seu maior temor diante de procedimento cirúrgico é em relação à anestesia.  Atualmente esse medo é injustificado, pois a anestesia evoluiu muito em relação a materiais, técnicas e drogas anestésicas que são utilizadas. Além disso, para o paciente poder realizar o procedimento, é feito um cuidadoso preparo através da solicitação de diversos exames médicos e avaliações com especialistas, de acordo com a necessidade de cada cirurgia. Tudo isso é apresentado a um anestesista, que avaliará os resultados para saber se o paciente está em condições de fazer a cirurgia e o que será necessário para tanto.

Durante o procedimento, o paciente será monitorado constantemente através de aparelhos sensíveis aos seus sinais vitais e terá sempre ao seu lado, um médico anestesiologista preparado para intervir caso haja alguma intercorrência.

Para cirurgias ortopédicas, em determinados procedimentos utiliza-se a anestesia geral, realizada por via endovenosa, e que se encerrará logo após terminada a cirurgia. Outro tipo muito utilizado é o bloqueio loco-regional, onde a anestesia se fará no local ou na região que será submetida a intervenção. No entanto, usa-se sedativos antes de realiza-lo para poder oferecer conforto e tranquilidade aos pacientes.

Para finalizar, independente do tipo de cirurgia ou anestesia que será feita, o paciente tem um papel importante nesse processo, através do cuidado constante de sua saúde e seguindo as orientações médicas antes, durante e após o procedimento cirúrgico.

Dra Danielle Rozetti Schulz
Medica Anestesiologista
CRM: 17856