O que é Bursite no Quadril?

O que é Bursite no Quadril?

O que é Bursite no Quadril?

A articulação do quadril é uma região especial do corpo humano, pois apresenta como principal função a transferência do peso do corpo aos membros inferiores, além de realizar diversos movimentos os quais conferem a mobilidade de todo o membro inferior.

Devida à sua importância na movimentação do corpo, essa articulação é submetida a um grande estresse gerado pelo peso corporal e grandes forças geradas pelos músculos presos aos tendões e aos ossos do quadril.

Como ocorre a bursite no quadril?  

A Bursa é um tecido sinovial parecido com uma pequena bolsa que fica entre os tendões ou entre um tendão e o osso. A função dessa pequena bolsa é de lubrificar essa região, diminuindo assim o atrito entre os tendões ou entre os tendões e o osso.

A bursite do quadril nada mais é do que a inflamação da bursa, que muitas vezes é de causa desconhecida, acomete mais mulheres do que homens e geralmente está relacionada a:

– Trauma na região lateral do quadril;
– Atividade física ou trabalho excessivo em pé ou realizando movimentos de rotação e flexão com os quadris;
– Secundário a outras doenças como artrite reumatoide, gota, psoríase, fibromialgia e infecções;
– Alterações hormonais, principalmente relacionadas a menopausa;

Sintomas da bursite  

A bursite geralmente se manifesta por dor na região lateral do quadril, que pode irradiar para toda a região de fora da coxa, para trás das coxas e nádegas. Esses sintomas pioram com pressão local, ao dormir de lado na cama, levantar ou sentar de um local baixo, entrar ou sair de carro, subir ou descer escadas.

O tratamento da bursite do quadril depende de sua causa, geralmente é realizado com medicamentos, reabilitação funcional por meio da fisioterapia, infiltrações, terapia com ondas de choque e em casos muito selecionados cirurgia.

O Ortopedista André Eugênio Fernandes, Doutor da Clínica Artro, esclarece que em casos de dor constante na região lateral do quadril, na região de fora das coxas, atrás das coxas e nádegas, que piora ao se movimentar e principalmente quando se deita de lado, são indícios de que a pessoa pode estar sofrendo dessa patologia. Procure um médico especialista em cirurgia do quadril, credenciado a Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) para receber acompanhamento e iniciar um tratamento especializado.

Quer saber mais? Leia outros conteúdos do Doutor André Eugênio sobre dor no quadril.

DR ANDRÉ EUGÊNIO OMINE FERNANDES
Ortopedista e Traumatologista. Especialista em Cirurgia do Quadril
CRM: 25817 – PR. RQE: 1841