Por que você sente dor no quadril?

Por que você sente dor no quadril?

Por que você sente dor no quadril?

Ao fazer exercício físico, algumas pessoas podem sentir uma fisgada dolorosa no glúteo, ou sentir um desconforto após uma corrida intensa. Ambos podem ser causados por patologias no quadril.

Existem várias patologias que ocorrem na articulação do quadril, as dores desta articulação podem acontecer na região da virilha, na coxa com irradiação para o joelho e até mesmo na parte lateral com irradiação para glúteos. Estas dores podem estar associadas com dificuldade para calçar meias, movimentos para entrar e sair de carro, dores noturnas para dormir sobre o quadril, entre outras. As patologias do quadril podem ter origem dentro da articulação ou acometer a periferia desta articulação.

Causas
As patologias e dores no quadril podem acontecer por diferentes motivos. Pessoas de todas as idades podem ter queixas de dor ou desconforto no quadril, a mais comum localiza-se na região anterior do quadril e pode irradiar tanto para a região da virilha quanto para face lateral do quadril. Também existem dores que podem irradiar para a coxa e região posterior glútea. Estes desconfortos podem acontecer tanto ao repouso (durante a noite ao deitar-se sobre o quadril), quanto durante atividades que necessitem maior esforço físico como, atividades esportivas, corridas, etc.

Diagnóstico
No processo de diagnóstico é muito importante investigar atividades do dia a dia, como dificuldades para calçar meias, cortar a unhas dos pés, entre outras, pois estas informações vão orientar a origem da dor.
Como existem inúmeras patologias na articulação do quadril, no princípio da investigação é fundamental se consultar com um especialista em cirurgia do quadril, pois este profissional irá fazer uma avaliação para diferenciar as características da dor,  para diagnosticar se a origem está dentro da articulação do quadril (dor articular) ou se a dor está fora da articulação do quadril (dor extra articular). Esta diferenciação é fundamental para o sucesso do tratamento. 

Prevenção
Você pode ter alguns cuidados para prevenir dores e lesões no quadril.
·Fazer treinamentos físicos com acompanhamento de um profissional, para não sobrecarregar nenhuma articulação;
·Ter períodos de descanso para a recuperação do corpo;
·Manter uma postura adequada ao sentar e ficar em pé.
·Fazer periodicamente check-ups, avaliações médicas e fisioterapêuticas para a prevenção de problemas musculares.
·Evitar o ‘overtraining’, excesso de treino sem o acompanhamento correto.

Se você sentiu qualquer desconforto no glúteo ou quadril, procure um médico ortopedista especialista em quadril. Conte sempre com a Clínica Artro para manter sua saúde em dia.

Doutor Márcio Pozzi
Ortopedia e Traumatologia Especialista em Cirurgia do Quadril – CRM: 18670