Tratamentos para doenças da coluna

Tratamentos para doenças da coluna

Tratamentos para doenças da coluna

As patologias mais comuns que ocorrem na coluna são os quadros de compressão de raízes nervosas por hérnia discal ou por estenose do canal vertebral. Isso acontece em qualquer idade, com um tendência das hérnias nos mais jovens e das estenoses nos mais idosos.

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral, se desloca de sua posição normal e comprime as raízes nervosas causando dor, fraqueza e perda de sensibilidade em algum dos membros.

Muito se estudou ao longo do tempo para avaliar o tipo de tratamento ideal. Devem ser considerandos os benefícios de se fazer uma descompressão ou eventualmente realizar uma instrumentação, que é a colocação dos famosos parafusos.

Atualmente, o uso da instrumentação é restrito para casos muito selecionados. A imensa maioria dos pacientes se beneficia dos tratamentos de descompressões por serem procedimentos mais simples, de menor proporção, menos invasivos e que trazem um bom resultado do ponto de vista de benefício e recuperação.

Dentre as descompressões, existe a técnica tradicional, onde é realizada uma exposição direta da coluna e remove-se toda uma área posterior chamada de lâmina. Existem também técnicas mais modernas que são minimamente invasivas. Hoje com o trabalho da magnificação, com o uso das lupas e eventualmente da microscopia, e também através do uso de técnicas que permitem um acesso muito menor, é possível resultados efetivos na descompressão do nervo, além de proporcionar os benefícios de: poupar danos para a musculatura, poupar a incisão e poupar sangramento. Desta forma, os pacientes têm uma recuperação mais precoce.

Dentre essas técnicas, existem duas que se destacam em relação à técnica convencional. A primeira delas é a descompressão tubular, onde se utiliza uma especie de um tubo, desenhado e criado para dilatar a musculatura sem que haja a necessidade de se fazer grandes aberturas, chegando ao ponto específico da coluna onde existe a compressão. O uso desse procedimento, associado à magnificação por lupas ou microscopia, possibilita fazer uma descompressão microcirúrgica através de uma incisão menor.

Além disso, outro procedimento muito recomendado é a técnica endoscópica, que é a realização de uma incisão muito pequena e a coluna é vista através de um sistema de câmeras acoplado a um monitor.

Cada uma dessas técnicas possui indicações precisas. A vantagem do uso de técnicas modernas de descompressão é que os pacientes podem ter uma liberação de uma intervenção no mesmo dia da sua cirurgia, e muitas vezes pode ser realizado com um procedimento anestésico mais simples, trazendo uma rápida recuperação para que o paciente volte à sua atividade profissional em poucos dias e retorne mais rápido para suas atividades esportivas.

O Doutor Ortopedista Luiz Gustavo Dal Oglio da Rocha da Clínica Artro comenta que: “Nós aqui na Artro temos indicado as cirurgias modernas de mínima invasão para a coluna e temos acompanhado resultados bastante animadores dos pacientes”.

Para qualquer necessidade de cuidado com a coluna, conte com a Clínica Artro.

Dr. Luiz Gustavo Dal Oglio da Rocha
Cirurgião da Coluna Vertebral – CRM: PR 19559