Prevenção de Lesões em idosos

Prevenção de Lesões em idosos

Prevenção de Lesões em idosos

Como evitar quedas e fraturas 

A terceira idade vem crescendo cada vez mais no Brasil e com isso, cresce também a conscientização sobre os cuidados para aumentar seu bem-estar e manter a qualidade de vida.
Com o aumento da idade, temos uma propensão maior a desenvolver lesões articulares degenerativas, como a artrose, que é o desgaste na cartilagem, ou osteoporose, que é a perda de massa óssea, aumentando o risco de fraturas.
Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas idosas estão praticando atividades físicas, sendo ótimo para o coração, pulmões, ossos e para a cabeça, porém essa prática aumenta o índice de lesões ortopédicas.

Prevenção

A prevenção dessas lesões pode ser feita de várias formas:
1. Inicialmente, antes de iniciar a prática de alguma atividade física  é necessário uma avaliação médica.
2.  Fazer um trabalho de fortalecimento e equilíbrio muscular de forma preventiva para melhorar o desempenho e diminuir os riscos de lesões.
3. O trabalho de flexibilidade (alongamento) também é imprescindível para diminuir eventual sobrecarga em músculos e articulações. É recomendado que seja feito rotineiramente para diminuir riscos de lesões.
4. Alimentação saudável é uma ótima forma de prevenir problemas com a saúde.
5. Não devemos esquecer também de medidas como o uso de calçados e materiais adequados para a atividade física que estiver realizando

Em caso de dúvidas, busque a orientação de um ortopedista especialista da Clínica Artro em Curitiba.

Dr. Álvaro Chamecki